Vereadores votam por cassação de mandato do prefeito de São Felipe do Oeste, RO - Pimenta Virtual

carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...

carregando...
carregando...

Vereadores votam por cassação de mandato do prefeito de São Felipe do Oeste, RO

Publicada em : 02/08/18 07:29 - Atualizada em : 02/08/18 07:34

temp
temp

temp

O mandato do prefeito de São Felipe D’Oeste (RO), município da Zona da Mata, Marcicrênio da Silva Ferreira (PR), foi cassado na manhã de terça-feira (31), durante uma sessão extraordinária realizada pela Câmara de Vereadores da cidade. O presidente da Câmara de Vereadores, Cícero Sampaio Leite (PP), assumiu a vaga, logo após a votação.

No entanto, o cartório eleitoral da comarca de Santa Luzia D’Oeste (RO) atendeu a liminar de um desembargador de Porto Velho, que determina a anulação da votação. Assim, Marcicrênio continua no cargo.

Segundo Cícero, a câmara recebeu uma denúncia contra o prefeito por parte de um morador em maio deste ano.

A denúncia tratava de irregularidades no convênio do Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), no patrulhamento e cascalhamento das estradas e na manutenção dos maquinários, onde a verba de R$ 210 mil havia sido desviada e aplicada em outras atividades. Durante a votação, o prefeito foi cassado por seis votos a dois.

“Após a denúncia, formamos uma comissão processante e demos prazo para a defesa. Começamos o processo dia 17 de maio e tínhamos que concluir até 17 de agosto. Nós já fizemos duas marcações de votações que a defesa conseguiu derrubar com uma liminar”, explicou Cícero.

O presidente, então, marcou uma nova votação para terça-feira. Porém, um desembargador de Porto Velho emitiu uma nova liminar cancelando a sessão de votação.

“No entanto, a sessão tramitou normalmente e foi realizada. Depois que já tínhamos feito a votação, a nova posse e o relatório, o oficial de justiça chegou à Câmara com a decisão do desembargador. Mas, como já tinha ocorrido, entendo que a cassação foi legal”, acreditou o vereador.

Defesa
De acordo com o advogado de defesa do executivo, Antônio Ramon Viana Coutinho, o prefeito de São Felipe continua no cargo. Ele contou que, logo após o início da sessão extraordinária, foi até a câmara junto ao prefeito e apresentou a decisão em nome do desembargador relator do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO).

“A câmara não poderia proceder com o ato de julgamento, pois em uma análise pré liminar, ele entendeu que o processo não apresenta os requisitos da lei. Ou seja, é um processo ilegal. A câmara foi arbitraria e procedeu a sessão normalmente”, disse Ramon.

Além da votação, os vereadores ainda realizaram a cerimônia de posse do ‘novo prefeito’, o que, para o advogado, é mais grave ainda.

“Essa posse foi ilegal. O presidente da câmara será processado criminalmente, pois vamos comunicar a justiça eleitoral e ao desembargador que a ordem foi descumprida e vamos comunicar ao Ministério Público para que o processe criminalmente por ter descumprido a ordem judicial”, afirmou o advogado.

A chefe de cartório da 19ª Zona Eleitoral de Santa Luzia, que abarca o município de São Felipe, Lílian Rafaeli Dutra, explicou que a Câmara Municipal realizou a sessão de cassação e ao final emitiram uma ata dando posse ao presidente da câmara como prefeito e assumindo como presidente da Câmara o suplente.

“Já havia uma decisão liminar emitida pelo TJ, determinando a suspensão dessa sessão, então os advogados do prefeito fizeram um requerimento para o Cartório Eleitoral, solicitando que fosse considerada a decisão e a juíza determinou que fosse atendida, portanto a cassação foi anulada por uma liminar do TJ e o Marcicrênio voltou como prefeito”, explicou Lílian.

A chefe de cartório disse ainda que Cícero será notificado para que atenda a decisão judicial do TJ, que determina a suspensão da sessão. O presidente da Câmara de Vereadores está em Porto Velho, onde deverá se reunir com o desembargador para discutirem sobre a decisão.

G1/RO

Vereadores votam por cassação de mandato do prefeito de São Felipe do Oeste, RO
temp

Comentários:

Os comentários aqui escritos não expressam a opinião deste site. Sendo assim, o conteúdo é de total responsabilidade do autor do comentário. Denuncie

Compartilhe:

©Copyright 2010-2018 Pimenta Virtual