Formação continuada no Cenape - Pimenta Virtual

carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...



Formação continuada no Cenape

Publicada em : 08/11/18 10:32 - Atualizada em : 08/11/18 10:32

temp

Há muito o que e falar do que o Centro de Atendimento às Pessoas Especiais - CENAPE - Escola Especial Denise Accorsi Tomio Colaço, tem feito em prol do atendimento educacional e clinico da Pessoa com Deficiência. Fator relevante na excelência do trabalho nesta Instituição é o investimento constante na Formação Continuada dos profissionais que ali atuam.
Assim, ao receber a proposta curricular para a pessoa com Deficiência, a diretoria executiva e equipe gestora não mediram esforços em organizar o Estudo com todos os profissionais da área pedagógica  da proposta curricular elaborada pela REDE APAE, por meio dos DUCUMENTOS NORTEADORES, cuja finalidade principal é atualizar suas orientações e diretrizes educacionais, junto as intuições de Educação Especial, bem como, nortear o fazer pedagógicodos profissionais que atuam nesse contexto, de modo a oferecer ações afinadas com o momento histórico, compatíveis com o reconhecimento dos direitos e potencialidades dos estudantes com deficiência à educação inclusiva, tendo a inclusão social como foco.
                                                                                     
Vale salientar que o Centro de Atendimento às Pessoas Especiais - CENAPE - Escola Especial Denise Accorsi Tomio Colaço, teve como finalidade materializar uma formação com sua  equipe pedagógica para estudo do material como instrumento indutor, motivador e orientador das ações pedagógicas, no sentido de contribuir para a formação de alunos capazes de superar barreiras impeditivas de sua aprendizagem, autonomia e inclusão social, de forma a sustentar a referida instituição na reformulação da sua Proposta Pedagógica.
 
Assim, tendo como formadora a professora pedagoga/psicopedagoga MARIA EUCELIS PEREIRA DOS SANTOS, a Diretoria Executiva do CENAPE e a Diretora da Escola Denise, empreenderam mais uma formação continuada na Escola, realizando os encontros com os referidos profissionais para estudos dos Documentos Norteadores, os quais abordam as temáticas que precisam ser levadas em conta por todos os envolvidos no processo Educacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla pelos seguintes Documentos Norteadores:

 

Educação e Ação Pedagógica;

Educação Física, Desporto e Lazer - Educação Física e Atividade - Complementar Diversificada;

Trabalho, Emprego e Renda - Ações profissionalizantes da Rede APAE para pessoas com deficiências intelectual e múltipla;

ARTE - Ações Norteadoras de Arte nas Unidades Educacionais da Rede APAE.

Cabe então parabenizar em nome doCentro de Atendimento às Pessoas Especiais - CENAPE - Escola Especial Denise Accorsi Tomio Colaço. Cada profissional que está participando desta formação em serviço, que efetivam na prática o CURRÍCULO FUNCIONAL, que sabem para quem, o que, por que e como ensinar e aprender, que reconhecem interesses, diversidades, limitações oriunda de cada deficiência e sua faixa etária. Profissionais estes que atuam na Escola Denise, que se posicionam em defesa da Educação Especial, que humaniza e assegura a aprendizagem para vida toda que são:

DONATILA MORAES PANIAGO

ELENEIDE GOMES PEGO

ILSE T. JACOBOWSKI DE ABREU

JANETE ROSA DAMASCENO

JOANA DARC P. DE OLIVEIRA

JOELITON ELIAS PEREIRA

MARIA DA GLORIA CASSIMIRO FARIA

MARIA DE FATIMA DA S. DE OLIVEIRA

MARIA INÊS DE LARA

MARIA JOSE DE JESUS OLIVEIRA

MARIA LUCIA DE SOUZA

NADIA ANGELICA DA CRUZ FERREIRA

NILCE APARECIDA JACOBOWSKI

ROSIMARI GOMES DE SOUZA

ROSINETE ZANETTE DA ROCHA

SELMA RODRIGUES PINTO

TELMA MARTA LEMKE SILVA

ZELIA INACIO DE L. SANTOS

 

Ou seja, O CENAPE conta com profissionais que buscam um fazer pedagógico que vê o que o aluno é capaz de aprender e NÂO a sua deficiência, de acordo com as orientaçõesTeóricas e Práticas presentes nos Documentos Norteadores.

Fonte: Eucelis Santos / PimentaVirtual.com.br

Formação continuada no Cenape
temp

Comentários:

Os comentários aqui escritos não expressam a opinião deste site. Sendo assim, o conteúdo é de total responsabilidade do autor do comentário. Denuncie

Compartilhe:

©Copyright 2010-2018 Pimenta Virtual